Como a campanha funciona?

A campanha é uma iniciativa de trabalho colaborativo que identifica e difunde experiências e conhecimentos sobre o poder transformador das mulheres rurais, indígenas e afrodescendentes na América Latina e Caribe e sua contribuição para os desafios estabelecidos nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O componente on-line da campanha amplia a informação e o conteúdo para tornar visíveis tanto conquistas e desafios como prioridades dos governos, sociedade civil, academia e setor privado, no que se refere à situação atual das mulheres rurais, indígenas e afrodescendentes.

Este componente também permite articular redes colaborativas e dar voz às próprias mulheres. Além disso, devido à sua natureza de código aberto, a campanha facilita qualquer instância relacionada ao empoderamento das mulheres rurais para se juntarem à iniciativa e criarem seus próprios conteúdos e materiais, dependendo de seus respectivos contextos.

Adicionalmente, a campanha procura gerar mecanismos efetivos para a participação das mulheres rurais e suas organizações, desde o nível territorial até os fóruns nacionais de discussão e espaços de diálogo político internacional.

Por meio de seu componente off-line , a campanha também busca acompanhar instâncias de defesa política para que os países da região priorizem a igualdade de gênero como um elemento fundamental em suas estratégias de desenvolvimento rural sustentável.